28 março 2014

ABONO TEMPORADA 2014 - Praça de Toiros do Campo Pequeno

Uma Temporada Única!

15 de Maio, 5 e 19 de Junho (Novilhada), 3, 10, 17 e 24 de Julho, 7, 21 e 28 de Agosto, 4 de Setembro e 2 de Outubro




Auspicioso inicio de temporada para Diogo Peseiro


Diogo Peseiro, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, actua sábado, em Huelva, numa novilhada sem picadores, dando assim sequência a um auspicioso início de temporada.
Com novilhos da ganadaria portuguesa de José Luis Cochicho, completam o cartel Fernando Flores (Escola Taurina de Badajoz), Antonio Muñoz Ruiz (Amate),
Pablo Aguado (Sevilha), Fernando Palza (Madrid) e “El Chispa” (Béziers/França).
No dia seguinte, Peseiro participa na segunda jornada do Bolsin Taurino de Zamora e, para o mês de Abril, tem já três compromissos agendados: dia 19 em Serpa, dia 20, em Abiul e dia 25, no Sobral de Monte Agraço.
Para 1 ou 4 de Maio, está prevista a sua apresentação em França, estando também anunciado para a novilhada de abono de Lisboa, a realizar a 19 de Junho, no Campo Pequeno, na qual competirá com uma das maiores figuras dos novilheiros espanhóis da actualidade, José Garrido, na lide de novilhos de Murteira Grave.

CORREÇÃO AO ESPETÁCULO DE ELVAS

Vem a organização do espetáculo a ter lugar no próximo dia 6 de Abril no Coliseu Comendador Rondão de Almeida na localidade de Elvas comunicar o seguinte:

- Ao contrário do anunciado na cartelaria não será o cavaleiro João Salgueiro mas sim o cavaleiro João Salgueiro da Costa quem atuará no referido festival;

- Será lidado um toiro de David Ribeiro Telles em vez do anunciado de Pinto Barreiros

Lamentando este erro, vem a organização pedir desculpa a todos os visados, e solicitar a presença de todos num espetáculo que terá como objetivo o apoio aos Bombeiros Voluntários de Elvas

Vem a organização do espetáculo a ter lugar no próximo dia 6 de Abril no Coliseu Comendador Rondão de Almeida na localidade de Elvas comunicar o seguinte:

- Ao contrário do anunciado na cartelaria não será o cavaleiro João Salgueiro mas sim o cavaleiro João Salgueiro da Costa quem atuará no referido festival;

- Será lidado um toiro de David Ribeiro Telles em vez do anunciado de Pinto Barreiros

Lamentando este erro, vem a organização pedir desculpa a todos os visados, e solicitar a presença de todos num espetáculo que terá como objetivo o apoio aos Bombeiros Voluntários de Elvas

Acordo entre a Cavaleira Lea Vicens e Paulo Pessoa de Carvalho, para a sua representação em Portugal.




Lea Vicens tem tido um percurso sólido na sua carreira, está num momento de maturidade e confiança alto, que a coloca no momento oportuno para se estrear nas arenas lusas.Aluna do mestre D. Angel Peralta, que a acompanhou desde o inicio da sua carreira e continuará a fazê-lo sempre de perto e em grande ligação com todos os seus projectos, aluna de excelência de uma das melhores escolas do toureio / rejoneo que existem, com um toureio de frente, uma elegância e raça fora do comum, Lea Vicens tem todas as condições para triunfar em Portugal, espera-se com expectativa que corresponda em pleno ao projecto traçado para a temporada de 2014 em Portugal, onde actuará entre 4 a 6 vezes, pisando praças de prestígio e integrando carteis de qualidade.
Brevemente será anunciada a data de estreia da Cavaleira / Rojeonadora e serão dadas mais algumas datas das actuções previstas até ao momento para a temporada de 2014 em Portugal.

Paulo Pessoa de Carvalho

Regressou Barreira de Sombra de António Lúcio

 

O prestigiado programa taurino Barreira de Sombra, de que é autor o nosso companheiro António Lúcio regressou nesta quarta-feira dia 26 de Março, entre as 22 e as 23h00, utilizando a plataforma da internet em www.feelfm.pt
No próximo sábado, este primeiro programa, terá repetição pelas 16h00.
Saudamos o seu reaparecimento e situação encontrada pelo António Lúcio, já que o programa Barreira de Sombra foi a voz taurina do Oeste com imensa audiência.
Agora em Feelfm, manterá a sua periodicidade semanal.

24 março 2014

COLÓQUIO 'IMPRENSA TAURINA - ANDAMOS BEM INFORMADOS?'

Diogo Peseiro apurado para a segunda fase do Bolsin Taurino de Zamora

 

Diogo Peseiro, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, foi apurado para a segunda fase do Bolsin Taurino de Zamora, que decorrerá dia 30 de Março, em Villalpando, com reses da ganadaria dos Irmãos Boyano de Paz, anunciou o site http://www.forotaurinodezamora.es.
Diogo Peseiro participou com Sérgio Nunes, na primeira eliminatória do Bolsin, realizada sábado 22, exibindo-se a um nível elevado, que lhe permitiu o apuramento para a próxima eliminatória.
Sérgio Nunes exibiu-se também a bom nível, sobretudo levando em linha de conta que se encontra num estádio de aprendizagem menos desenvolvido que o seu colega e, por essa razão, não foi apurado para a fase seguinte.
Participam neste bolsín, que se caracteriza pelo alto nível técnico e artístico, alunos de escolas de toureio de vários pontos de Espanha.

Paulo Pereira
Relações Públicas e Comunicação
SRUCP - Soc. Renovação Urbana Campo Pequeno, S.A.

O Olé apoia a juventude…




E por isso esteve presente na demonstração de toureio no fim de semana taurino de Cabeço de Vide, que contou com a apresentação do jovem cavaleiro Ricardo Cravidão e o novel grupo 
O toureio apeado foi protagonizado pelos jovens da Escola de toureio José Falcão, onde o matador António João Ferreira assumiu o papel de professor, com os pupilos Pedro Noronha, João Martins, Gonçalo Tavares, Rui Regateiro e João Rufino, frente a reses da ganadaria 
Esta foi mais uma jornada do município de Fronteira, deixando a certeza que o fim de semana taurino continuará em 2015, mostrando que a ruralidade e a tradição portuguesa.

Marco Gomez

Tarde cinzenta…em Santarém



Texto e foto: Ludgero Mendes


Santarém, 22 de Março de 2014 – 16 Horas; Corrida à Portuguesa; Cavaleiros – Rui Salvador, Luís Rouxinol, Duarte Pinto e Mara Pimenta (Amadora); Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Montemor; 6 toiros de Prudêncio e 1 novilho-toiro de Passanha; Director de Corrida – Lourenço Luzio; Veterinário – Dr. João Nobre.

Santarém viveu no passado sábado, com pouco entusiasmo, a abertura da temporada escalabitana durante a qual se assinalam as Bodas de Ouro da sua Praça de Toiros Monumental “Celestino Graça”, registando-se uma escassa presença de público – talvez menos de ¼ da lotação da praça – e apreciando-se um espectáculo parco de motivos de interesse, para o que também contribuiu o frio e a reduzida bravura dos hastados. Enfim, muita contrariedade para uma corrida só!

O cartel até estava bem composto, reunindo três cavaleiros com provas dadas, uma jovem cavaleira amadora precedida de boas referências, e dois dos mais valorosos grupos de forcados em acesa, e antiga, competição. Os toiros, anunciados como terroríficos, de facto, não fizeram jus ao nome, tinham idade, estavam medianamente apresentados e, em alguns casos, até evidenciavam condições de lide, mas não lograram estimular os marialvas para melhor e mais profundo labor.
Lourenço Luzio, assessorado tecnicamente pelo médico-veterinário Dr. João Nobre, dirigiu com acerto e elevada ponderação, quase não se fazendo notar, o que, à imagem do que ocorre com os árbitros de futebol, é muito bom sintoma.
Rui Salvador comemora na presente temporada o trigésimo aniversário sobre a data da sua alternativa, sendo, por isso, um toureiro experiente e sabedor, atributos a que devemos juntar a honradez e a valentia de que sempre dá mostras, porém, dadas as características do seu toureio, carece de toiros que o incomodem, que apertem na reunião, e, então, rubrica os poderosos “ferros impossíveis”, de um risco e de uma verdade insuperáveis. Pois, disso não teve em Santarém, uma vez que mais parecia que os seus oponentes ali andavam apenas para cumprir calendário, sem se aplicarem na medida do desejável, especialmente o segundo, que, de tão andarilho, nem consentia a definição das sortes como mandam as regras. Rui Salvador andou diligente, sóbrio, voluntarioso, bregando com acerto, no equilíbrio entre as melhores distâncias e o mais recomendado andamento, mas as sortes saíram, em regra, insonsas, sem o aperto usual e, por isso, sem galvanizarem o público que se habituou a vibrar com o seu desempenho.
Luís Rouxinol é, por estilo próprio, um toureiro que empatiza facilmente com o público pelo dinamismo que empresta à sua função, alardeando imensas faculdades técnicas e artísticas, pelo que se impôs como um cavaleiro de grande categoria. Nesta passagem por uma praça que já lhe apreciou tantos triunfos, Rouxinol limitou-se a cumprir com dignidade, mas sem lograr atingir o plano dessas tardes memoráveis. 
Andou com sobriedade, tentando, e conseguindo, lidar como mandam as regras, contudo, sem a alegria e vivacidade das jornadas gloriosas que já lhe presenciámos. 
Cravou certeiramente a ferragem, em algumas sortes com menor colaboração das montadas, e chegou mais ao respeitável com a colocação do “palmito” e do, indispensável, par de bandarilhas, que resultou bem.
Duarte Pinto é uma presença habitual em Santarém nas últimas temporadas, pelo que os aficionados escalabitanos têm acompanhado a sua progressão técnica e artística, que tem sido considerável. Não abdicando de um estilo ortodoxo, respeitador da tradição marialva, Duarte Pinto privilegia as sortes frontais, de poder a poder, e reúne em terrenos de muito risco, exigindo, para tal, toiros que não se distraiam e que invistam de largo, o que não aconteceu no passado sábado. Para mais, o cavaleiro de Paço d’Arcos, no afã de afirmar a sua honradez, concedeu a distância de todo o diâmetro da arena nos cites, pelo que o toiro saía de sorte amiúde, enfastiando o público pela insistência numa sorte a que o toiro não se ajustava. Ser fiel a um estilo de toureio não obriga que se façam as coisas sempre da mesma maneira, na medida em que o toureio tem sempre de se adequar às características do toiro, e estes toiros de Prudêncio, de facto, não se prestavam a essa função. Apesar de tudo, registaram-se detalhes bem meritórios nas lides de Duarte Pinto.
A jovem cavaleira Mara Pimenta não defraudou as expectativas, desenvolvendo uma lide agradável, dinâmica, mas sem precipitações nem correrias, e evidenciou convicção e pontaria na colocação da ferragem da ordem. Bem montada, o que é uma grande ajuda, Mara foi uma lufada de juventude e de encanto nesta tarde algo sensaborona e entediante. Justificou a aposta e, naturalmente, deixou ambiente, esperando-se que possa evoluir nesta mesma linha, embora sem deslumbramentos, porque há muito trabalho pela frente.
Se os toiros de Prudêncio não saíram fáceis para o toureio a cavalo, para as pegas também não foram nada cómodos, até que porque o “peso da idade”, indiciador de apurado sentido e de rápida aprendizagem, também ditou as suas regras. De tal modo que apenas dois toiros foram pegados à primeira tentativa, embora ambos os Grupos tenham levado a carta a Garcia, honrando os seus pergaminhos.
Pelos Amadores de Santarém, compostos por muita gente jovem, foram solistas João Vaz Freire, que consumou pega fácil ao primeiro intento, António Taurino, à terceira, fechando-se com determinação e bem ajudado, Ruben Giovety, à terceira, aguentando violentos derrotes, e, a pegar o novilho de Passanha, António Goes, que consumou pega fácil ao segundo intento.
Pelos Amadores de Montemor foram solistas António Vacas de Carvalho, Cabo do Grupo, que consumou a sua sorte apenas ao quarto intento, com ajudas carregadas, Manuel Dentinho, que se fechou eficazmente ao primeiro intento, e João Romão que realizou boa pega, à segunda tentativa.
Assim foi esta corrida inaugural de uma temporada que se deseja festiva e importante, mau grado que os prenúncios não tenham sido de grande augúrio.

23 março 2014

Entrega de trofeus 3 Tércios










Decorreu na Estalagem Rainha D. Leonor em Cabeço de Vide a entrega dos trofeus do programa radiofónico 3 Tércios da Radio Portalegre, da responsabilidade de Hugo Teixeira e Ambiente de confraternização entre aficionados e toureiros e atuação do grupo de sevilhanas Companhia de Triana

Marco Gomez

E de pegas falou-se em Cabeço de Vide…





Inserido no Fim de Semana Taurino, promovido pelo Município de Fronteira, com o “super” dinâmico Vereador António Gomes e apoiado pelo Presidente Rogério Silva, decorreu o colóquio subordinado à temática dos forcados na sua arte e técnica de pegar. Painel de notáveis com a moderação a cargo Dr. Vasco Lucas e que contou ainda com a presença de Simão Comenda, Tiago Prestes, José Luís Gomes, Dr. José Manuel Pires da Costa e Dr. Manuel Mata.
Com uma plateia repleta de jovens forcados e muitos aficionados, um ambiente verdadeiramente Tertuliano, falou-se da figura mais característica da corrida à PORTUGUESA – o forcado.

Marco Gomez 

A CORRIDA DE SANTARÉM EM IMAGENS

Fotos: Duarte Chaparreiro