10 abril 2014

Festival de Elvas

A alegria de Sónia, o perfeccionismo de Tomás e a irreverencia de Rouxinol Jr.

A nobre causa dos Bombeiros Voluntários de Elvas, deu ontem lugar a realização de um Festival Taurino no Coliseu de Elvas.
Reses de diversas ganadarias, tendo parecer negativo na apresentação, os “Sommer`s” e o de S. Martinho.
Abriu função Luís Rouxinol, frente a um Silva Herculano, que cedo mostrou que não queria peleia, “quando um não quer, dois não brigam”. Mesmo assim, Rouxinol teve de sacar dos “galões” de ser figura para ter uma actuação positiva.
Alegre, desembaraçada e com uma alegria contagiante dentro de praça, Sónia andou igual a si própria. Actuação dentro de que ela sente enquanto toureira, e que de modo fácil chega ao público, assim aconteceu em Elvas, frente a um Falé Filipe de arrancada pronta.
Se a actuação da Sónia tinha sido com ritmo e alegria, a de Filipe Gonçalves, veio confirmar a elevada popularidade do toureio, a que este correspondeu com a lide possível frente ao “Ribeiro Telles” que até se deixou lidar, muito por culpa de Filipe que andou sempre em “cima “dele. Os compridos não foram por aí além, mas nos curtos “arreou” forte, deixando antever que os seus admiradores contam com o Super-Filipe para 2014.
O Salgueiro da Costa, possivelmente viria com outras ambições para Elvas, mas o deslustrado S. Martinho complicou tudo, mesmo apesar da sua fraca presença. Actuação apenas de pormenores, muito aquém do que o jovem dinasta Salgueiro sabe fazer.
O que o Tomás Faz, faz bem. Toureiro perfeccionista demostrou que continua nessa linha.
Agradou ao conclave com as suas entradas frontais frente a um “Sommer” com serio problemas de apresentação e de locomoção. O Tomás deveria aparecer em mais cartéis, pois é sempre agradável vê-lo tourear.
O “suavão” Branco Núncio proporcionou ao jovem Rouxinol Jr. mais uma actuação dentro do êxito que ele teima em somar. Cada actuação que realiza o jovem cavaleiro tenta superar-se a si próprio, em Elvas aguentou a saída com pata o hastado, para depois partir para uma lide empolgante e irreverente, mostrando que o “poiso” deste Rouxinol é alto.
Forcadagem em início de temporada, e num Festival a rodar rapaziada e com isso a sentirem dificuldades. Os da Torre de Palma, pegaram de caras Diogo Peças (2ª) e Carlos Pinho (1ª), os da terra do Aqueduto, António Machado (1º) e Afonso Martins (3ª) , os que viajaram de Beja, Luís Birilo e Miguel Sampaio , ambos a quarta tentativa.

Texto e Fotos: Marco Gomez



Luís Rouxinol             
Sónia Matias
Filipe Gonçalves
Salgueiro da Costa
Tomás Pinto
Rouxinol Júnior

GFA de Monforte

GFA de Elvas

GFA de Beja